Luro e Perda Psicologia

Luto e Perda: O que sentir é normal e como lidar com a dor emocional

O luto é um processo natural. Sabe o que é normal sentir e como lidar com a dor emocional com apoio e estratégias simples.

PSICOLOGIA

André Nogueira

5/29/20253 min read

Perder alguém ou algo importante é uma das experiências mais desafiantes da vida. O luto é uma resposta natural à perda, e não existe uma forma “certa” de sentir ou viver este processo. Cada pessoa reage de maneira única, mas há emoções e fases comuns que podem surgir — e saber que não estás sozinho pode ser um primeiro passo para lidar melhor com a dor.

O que é normal sentir no luto?

Luto e Perda
Luto e Perda

Sentires uma mistura de emoções intensas é absolutamente normal. Muitas pessoas relatam sentir choque e negação nos primeiros momentos após a perda, como se a realidade ainda não tivesse sido totalmente assimilada. Este estado de “entorpecimento” pode servir como um mecanismo de proteção temporário, dando-te tempo para processar a notícia (Cruse Bereavement Support).

À medida que o tempo passa, é comum surgirem sentimentos de tristeza profunda, dor emocional, raiva, culpa e até medo. A raiva pode ser dirigida à pessoa que partiu, a ti próprio ou a outros, e a culpa pode surgir por coisas que fizeste ou deixaste por dizer. Estes sentimentos fazem parte do processo de adaptação à nova realidade (HelpGuide).

Outro aspeto importante é perceber que o luto não segue etapas lineares. Podes oscilar entre diferentes emoções, e não há um prazo certo para “ultrapassar” a dor (Grief Encounter). Em certos casos, sintomas físicos como cansaço, alterações no sono ou no apetite também podem aparecer.

Como lidar com a dor emocional?

  • Aceita as tuas emoções: Permite-te sentir tristeza, raiva, culpa ou até alívio. Todas estas emoções são válidas e fazem parte do processo de luto (Healthline).

  • Fala sobre o que sentes: Partilhar as tuas emoções com amigos, família ou um profissional pode ajudar-te a processar a dor. Pôr sentimentos em palavras pode aliviar a intensidade do sofrimento (Psych Central).

  • Cuida de ti: Prioriza o autocuidado — alimentação, descanso e atividade física são essenciais para manteres o equilíbrio durante o luto (Calm).

  • Evita decisões importantes: Sempre que possível, adia grandes mudanças na tua vida nos primeiros meses após a perda, pois o raciocínio pode estar afetado pela intensidade das emoções (Healthdirect).

  • Procura apoio especializado: Se sentires que a dor não diminui com o tempo, ou que está a interferir de forma significativa com o teu dia a dia, procurar ajuda de um psicólogo pode ser fundamental. Em Portugal, a Ordem dos Psicólogos Portugueses recomenda a avaliação e acompanhamento psicológico sempre que o sofrimento se torna prolongado ou incapacitante.

Embora a maioria das pessoas consiga, com o tempo, adaptar-se à perda, em alguns casos o luto pode tornar-se prolongado e incapacitante. Nestes casos, a ajuda torna-se ainda mais importante.

Luto e perda
Luto e perda

Não tens que passar por isto sozinho(a)

Luto e Perda
Luto e Perda

Lidar com a perda é um processo difícil, mas é possível encontrar formas saudáveis de te adaptares e de voltares a sentir esperança. Se sentes que precisas de apoio, marca uma consulta connosco. O acompanhamento psicológico pode ajudar-te a compreender o que sentes, a encontrar estratégias para lidar com a dor e a recuperar o equilíbrio emocional.

Se quiseres saber mais sobre o luto, podes consultar recursos internacionais como a Cruse Bereavement Support, HelpGuide e as orientações da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Agenda já a tua consulta

Não adies mais — faz já o teu pedido de agendamento. Eu entro em contacto em breve para esclarecer qualquer dúvida e combinarmos a melhor altura para falarmos.